>para você ler...

Dúvidas Bíblicas

A rebelião de Satanás ocorreu antes ou depois da criação da Terra?

“O período em que Adão permaneceu no Éden até a queda deve ter sido breve, pois de acordo com Gênesis 5:3, somos informados de que ele viveu 130 anos até o nascimento de seu filho Sete. Considerando que Sete nasceu depois da morte de Abel, talvez Caim já tivesse uns 30 anos quando matou Abel. Em face disso, podemos admitir que nossos primeiros pais caíram em pecado pouco depois da criação do mundo. A respeito disso, afirma Ellen G. White: ‘Deus, em Sua grande misericórdia, suportou longamente a Satanás… Muito tempo foi ele conservado no Céu.” – O Grande Conflito, págs. 495 e 496. Isso parece sugerir que houve um período mais longo do que apenas o tempo que decorreu da criação da Terra até a queda de Adão e Eva.

Outra citação que talvez ajude a reforçar a expulsão de Satanás antes da criação da Terra é a seguinte: “Os anjos do Céu lamentaram a sorte daqueles que tinham sido seus companheiros de felicidade e alegria. Sua perda era sentida no Céu. O Pai consultou Seu Filho com respeito à imediata execução de Seu propósito de fazer o homem para habitar a Terra.” – História da Redenção, pág. 19.

A leitura dos primeiros capítulos do livro Patriarcas e Profetas nos leva a deduzir que a transição do estado de perfeição em que Lúcifer se encontrava antes, para a condição de rebelde e mentiroso contumaz que se tornara agora, não poderia haver ocorrido em tempo muito curto. A maneira como ele tentou nossos primeiros pais no Jardim do Éden demonstra que já era então um pecador endurecido e completamente rebelado contra o governo de Deus.

Diz Ellen White: “Perante os habitantes do Céu, reunidos, o Rei declarou que ninguém a não ser Cristo, o Unigênito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propósitos, e a Ele foi confiado executar os poderosos conselhos de Sua vontade. O Filho de Deus executara a vontade do Pai na criação de todos os exércitos do Céu; e a Ele, bem como a Deus, eram devidas as homenagens e fidelidade daqueles. Cristo ia ainda exercer o poder divino na criação da Terra e de seus habitantes. Em tudo isto, porém, não procuraria poder ou exaltação para Si mesmo, contrários ao plano de Deus, mas exaltaria a glória do Pai, e executaria Seus propósitos de beneficência e amor.” – Patriarcas e Profetas, pág. 36.

Notemos que nessa ocasião, Satanás já se havia rebelado nas cortes celestiais, mas Cristo ainda não criara a Terra e seus habitantes.

Quanto ao que é mencionado em Apocalipse 12:7-9 e 12, dizemos que, embora João descreva aí a história do grande conflito entre Cristo e Satanás, desde seu início até o fim, ele focaliza principalmente a luta na cruz. O texto diz que foi expulso o “acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia, e de noite, diante do nosso Deus.”

Concluímos que a queda mencionada nos versos 9 e 10 não se refere à expulsão de Satanás do Céu, ocorrida antes da criação deste mundo, mas à derrota que sofreu ao morrer Cristo na cruz, visto que ao tempo dessa expulsão ele já era sedutor e enganador dos homens.(…) “A derrota de Satanás foi realizada pela notável obra de Cristo em dar Sua vida.” (Comentário de E. G. White sobre Apocalipse 12:10, em The SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 973).

A mesma escritora declara ainda: “Satanás viu que estava desmascarado. Sua administração foi exposta perante os anjos não caídos e o Universo celestial. Revelara-se um homicida. Derramando o sangue do Filho de Deus, desarraigou-se Satanás das simpatias dos seres celestiais. Daí em diante sua obra seria restrita.” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 761.

Curso Descobertas Bíblicas

Inicie um curso maravilhoso sobre a Palavra de Deus:

Nossas atualizações

Faça sua inscrição e receba nossos conteúdos.

TESTE SUA SAÚDE ESPIRITUAL

Faça o teste e receba em seu e-mail uma avaliação e orientações espirituais:

Inicie agora mesmo!

Um estudo para você alcançar o poder de Deus. São oito lições e você recebe um CERTIFICADO no final:

Registre sua oração

Participe e divulgue!

Receba todas as atualizações em seu e-mail:

Coloque o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FIQUE DE OLHO:

Músicas, apresentações, livros e muito mais.

Receitas Exclusivas

Dr. Ricardo Vargas apresenta seu catálogo especial de receitas vegetarianas: