Dicas Espirituais

Set 24, 2010 Ξ 17 comments

“Não amo mais minha esposa, o que fazer?”

posted by admin

Era um casal perfeito, bem sucedido em tudo, para mim era um padrão de felicidade. Um belo dia, aquele bom amigo aproximou-se de mim e confessou-me para o meu espanto: – “não amo mais a minha esposa, não consigo nem olhar para ela, meu casamento acabou”.

Atualmente, como nunca, milhares de pessoas estão concluindo que o amor acabou e simplesmente se divorciam. A maioria afirma: “eu mereço ser feliz, cansei de sofrer”. Excetuando os casos de abusos físicos e traições, existe uma parcela de casais que se separa por motivos que Deus não reconhece como justificáveis. 

O que vai no coração de Deus a esse respeito? O Senhor deixa claro em sua palavra alguns aspectos importantes a meu ver, tais como:

1. O casamento foi instituído por Deus para ser eterno, sendo assim, Ele oferece o Seu amor – que é capaz de sustentar os mais difíceis relacionamentos.

2. Satanás trabalha com extremo esforço e dedicação para impedir o amor – ele usa todos os recursos, inclusive os meios de comunicação, para imprimir conceitos mentirosos na mente humana, fazendo com cada pessoa obtenha uma compreensão equivocada sobre o amor.

3. Com os conceitos de estética corrompidos, padrões morais rebaixados e um arsenal de pensamentos para sustentar a racionalização dos valores divinos, Satanás obtém vitória sobre a vida destes que seguem a multidão.

4. Para Deus o amor “Eros” não é medido pelo nível do sentimento, pelo contrário, ele se constitui como um “princípio” divino. Contudo, não significa que o amor seja algo puramente racional, ele envolve sentimento também. Em outras palavras, o verdadeiro amor não se rende apenas aos sentimentos, mas principalmente a razão – ele é responsável, conseqüente e temente a Deus, porque vem do Senhor.

5. Se uma pessoa sente que não tem mais amor por seu cônjuge, compreenda que isso não ocorreu da noite para o dia, foi um longo processo de afastamento da fonte do amor, que é Deus. O Todo Poderoso nunca aceitou a falta de amor como um motivo suficiente para por fim a um casamento. O Senhor Deus não quer perder a oportunidade de realizar um grande milagre na vida de um casal fracassado no amor.

6. Deus deseja que Seus filhos, clamem a Ele, diariamente, para receberem o amor. Saiba que o amor é um milagre diário. “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5:5.

7. Quando uma pessoa foge da oportunidade de um milagre, rejeitando-o, por não acreditar ou desejá-lo, está negando ao próprio Deus, está fechando o seu coração e negando uma oportunidade de salvação, crescimento e redenção. “Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor”. 1João 4:8

8. O cristão é um peregrino neste mundo e vai passando por muitos desafios que promovem o seu crescimento moral e espiritual. O seu grande desafio é vencer todos os obstáculos e jamais fugir de nenhum deles, porque quem foge de um acaba voltando futuramente ao mesmo ponto que o confrontará. Para vencer é preciso coragem, que só o Espírito Santo pode conceder, e muito apego a Cristo Jesus.

Como retornar ao milagre do verdadeiro amor?

a. Considere com cuidado os seis passos iniciais, a seguir:

1.  Faça um novo concerto com Deus;

2. Dedique-se a consagrar sua vida fazendo uma reforma em seus hábitos, cuidando do que você vê, ouve e come;

3.  Ore e jejue pelo seu cônjuge e ore também com ele;

4.  Levante-se nas madrugadas para clamar pelo batismo do Espírito Santo e ler a Palavra de Deus;

5.  Não imagine que o amor retornará da noite para o dia, porque não foi assim que ele desapareceu, ou seja, não tenha ansiedade, viva um dia de cada vez;

6.  Não desista de persistir e Deus realizará o milagre. 

b. Dicas de atitudes pessoais para caminhar em direção ao amor:

1. Procure compreender o que é amor;

2. É preciso decidir se você aceita amar novamente;

3. Identifique mágoas e converse sobre elas com seu cônjuge;

4. Diminua urgentemente as críticas, o desprezo e o desrespeito;

5. Crie significados na vida em comum, não trate tudo como normal;

6. Realize rituais em casal, seja criativo;

7. Treinamento de afeição e admiração, procure observar as coisas boas;

8. Resolva o que tem solução;

9. Procure ajuda em terapia de casal;

10. Tenha cuidado com fantasias sobre outras pessoas;

11. Pergunte: quais necessidades suas não estão sendo supridas? Converse com o seu cônjuge sobre elas de maneira que ele se sinta informado e não criticado?

12. Pergunte também: quais necessidades do seu cônjuge você não tem suprido? O que pode levá-lo a não corresponder às suas?

Sinto-me privilegiado por ter testemunhado milagres de casais completamente fracassados no amor e que se permitiram viver o plano de resgate de Deus. Agora, encontram-se unidos, usufruindo da incrível e prazerosa experiência do amor. O que era aparentemente impossível, transformou-se em emocionante história de amor.

Acredite, negue-se a si mesmo e ouse em confiar em Deus. Viva o extraordinário passo da fé, por amor a Deus. E prepare-se para viver o que você ainda não conhece. Viva o verdadeiro amor.

Manasses Queiroz

Share

17 Comments

  • Show de bola a matéria, Manassés!!

    • presizo saber mais de deus ,,

  • Muito bom ,amei pastor.esta(solução)não serve unica e tão somente para casais.
    Mas para pessoas que por uma razão ou outra esta com problemas.
    Amizades,irmãos na igreja familiares em geral,etc.
    Que a Fonte do Amor que é Deus possa Jorrar nos cora~çoes humanos,afin de que assim sendo cumpramos a parte que nos é devidae assim Jesus possa voltar e nos levar para o Lar Eterno.

  • Eu sou Jovem. Namorei com uma jovem da igreja onde congrego durante 8 meses aproximadamente. Durante os primeiros três meses ela indicava-se como o presente que Deus havia escolhido para mim (As vezes tudo que Deus nos dá é para provar a nossa fé) e eu fazia tudo para manté-la do meu lado. Depois do 4º mês ela mudou completamente. Fiz de tudo, aumentei o número de orações, de conversas e conselhos de amigos, mesmo assim nada pude fazer, a não ser dar um abasta a relação. Daí lembro dos versos (Ecles 3:1). Deus nos dá a esperança. E já recuperado, estou a procura de alguém (outra jovem) que me entenda, acima de tudo, e que tenha as qualidades que todo o homem gostaria de encontrar numa mulher. Com a graça de Deus misericordioso sei que Ele ouvirá minhas orações.

    Obrigado.

  • Esse tema aclareou minhas ideias… Valeu Pr. Manassés. Que Deus lhe abençoe.

  • Estas palavras são sabias e edificante,mas é preciso te muit fé e paciencia quando o amor acaba,quando penssei uqe o amor tinha acabado entre mim emeu ex-eposo decobri que o amava mais que podia imaginar e sofri muito até osmeus dias atuais,se tivesse esse conselho na epoca que me separei não tinha perdido o amor,o tinha recuperado,hoje vivo com outra pessoa e não me sinto amada e não consigo penssar que o amo,mas estou na posição a qual o pastor fisa bem que devemos orar e é isso que faço,já pensei em desisti mas estou lutando e espero de Deus uma sublime reposta para as minhas orações,pra que Ele faça a sua vontade enão aminha e me ajude a resouver,meus sentimentos e se for da vontade Dele eu o amarei.

  • MUITO BOA ESTAS DICAS.QUE DEUS POSSA ABENÇOAR AOS QUE ESTAO PRECISANDO.UM ABRAÇO PR.

  • Muito oportuna amatéria.

  • Ola,acredito então que vc nunca amou a sua esposa.amor não acaba,mesmo com toda tribulação,prova que vc vinher passar.
    acredito no amor e acho que vc pode voltar atras e rever essa situação principalmente se vc for um homem cristão.
    um abraço e fica com DEUS!!!!!!
    reflita sobre tudo antes de cometer uma loucura.

  • Com apenas 3 anos de casados, eu e minha esposa chegamos a conclusão que não dava mais, o amor esfriou,éramos um casal cristão, mais mesmo assim achamos que o amor tinha acabado.
    Foi quando pensamos: “vamos tentar Jesus”. Entramos em um acordo e passamos a buscar a esse Deus juntos, pedindo a ele que o amor voltasse e foi o que aconteceu,sem saber a 22 anos atrás, colocamos em prática boa parte deste método e o amor foi voltando aos poucos, e hoje nos amamos intensamente somando 25 anos de casados,e até hoje oramos todos os dias juntos pelo nosso casamento.
    Um ponto quero ressaltar e é muito importante nesta investida, os dois tem querer, mesmo sem vontade, e devem se colocar nas mão de Deus e o milagre acontecerá.
    Parabéns pelo artigo!

  • Todos nós precisamos do senhor,esta mensagem abriu meus olhos,amo o Senhor acima de todas as coisas,tenho medo de perde-lo,não quero fazer nada que possa me afastaR dele,obrigada pela mensagem.

  • amei essa reflecsao sobre o casamento

  • É importante nos dias de hoje palavras que estimulam conforto e esperança proporcinando a paz interior que tanto necessitamos para suobrepujar as provações.Parabéns dignissimo irmão….Vilson

  • ONDE EXISTE AMOR É POSSÓVEL TER UM ENTENDIMENTO, MAS FALTANDO FICA DIFICIL, EU VIVI COM MEU MARIDO 33 ANOS E QUANDO ME CASEI ELE JÁ ERA UM ALCOOLATRA, POIS VIVEU COM OUTRAS PESSOAS QUE NÃO ERAM PAIS DELE E MAIS 3 IRMÃOS, CADA UM COM SEUS TIOS QUE ERAM IRMÃOS DE SUA MÃE QUE HAVIA FALECIDO E O PAI SUMIU DOS FILHOS, MUITAS VEZES ELE FICAVA NERVOSO EU TINHA PACIÊNCIA POIS NÃO TINHA NOTÍCIAS DOS IRMÃO E DO PAI, E FUI PACIENTE COM ELE PO AMA-LO MUITO, POIS ELE VEIO A FALECER COM 55 ANOS DE IDADE POR CAUSA DE UM CANCER NO ESOFAGO, NÃO PERCA NÃO A PACIÊNCIA ORE E CLAME A DEUS SE O MARIDO E OU A ESPOSA FIZEREM ALGO DEUS NÃO NOS DESAPARARÁ, DEUS ME MOSTROU ISSO, QUANDO ELE MEU ESPOSO DESCOBRIU QUE ESTAVA DOENTE, SE TORNOU UMA PESSOA DIFERENTE AOS MEUS OLHOS, JAMAIS VI ELE LER ALGO RELACIONADO A RELIGIÃO, E VI ELE MUITAS VEZES A LER AS SAGRDAS ESCRITURAS, LOUVO A VÓS DEUS DE AMOR E BONDADE.

  • Manassés

    Teu livro veio para orientar aqueles que ainda não conhece Jesus, ou melhor, falta de intimidade com ele.
    Diariamente, quando acordo imediatamente penso no sacrifícios que Ele passou por nós ( Que belo Amor é esse, quanta maravilha contemplamos ao acordar ver e ouvir os cantos dos pássaros,nosso lar diariamente recebendo as bençãos de nosso Amado Jesus, que diariamemnte nos convida a sermos melhores, e nos dá a alegria de viver, até que ele possa voltar para oferecer aos seus filhos um mundo de maravilhas sem dor, sem tristezas, sem doenças, sem traições. Quanto é maravilhoso nosso amigo Celestial, quanto amor sinto, quanta presença inundando meu ser. Esta é a felecidade que desejamos à todos. Abraços meu amigo………..

  • gostei muito dos conselhos dados, sou uma esposa que ja foi muito apaixonada, mas hoje me sinto meio vazia apesar de ter um marido totalmente tranformado e amável, nem sempre foi assim… agora que está tudo bem, era pra eu me sentir a mulher mais feliz do mundo! mas não consigo, não me sinto atraida mais por meu esposo apesar de amá-lo.tenho orado muito por isso, para amá-lo como foi por tantos anos!será que é por ser tanto tempo casada? 23 anos.mas nós somos jovens ainda como todo vigor, não quero deixar de ser apaixonada.vezes tenho sonhos e me acordo chateada com isso e logo me apego com Deus e oro.

    • eu entendo Angelita tive um tempo na mesma situacao.O que faz a mulher sentir se assim mesmo depois do marido mudar,sao os maltratos do passado,Deus trara a cura em seu coracao,e precizo curar se por dentro,com tempo o amor q vc sentia voltara e com mais forca,pela mao poderoza de Deus.

      Fica na paz estarei orando por vc.
      Deus a abencoe

Leave a Reply

Participe!

Pesquisar

Inscreva-se e receba nossos artigos

Coloque o seu e-mail: Delivered by FeedBurner

Midias Sociais

Entrevista

Ranieri Sales – A Última Geração

Semana de Oração – IACS-RS

Seminário Intimidade com Deus – parte I

Testemunho: Pr. Fernando Iglesias

Salmo 29

ACOMPANHE A SÉRIA PELO LINK: